Empreendimentos sustentáveis no mercado imobiliário

Por Comunicação
em 30/04/2019
Relacionado ao produto:Renegociação

A atualidade e a urgência das questões ambientais se tornaram temas centrais na vida das pessoas, inclusive no momento de decisão de compra. Diante disso, o mercado imobiliário encontra uma grande oportunidade de crescimento, para abranger um público exigente e cada vez mais preocupado com o planeta e com os produtos sustentáveis. 

O que são os imóveis sustentáveis?

Conhecidos também como green buildings ou condomínios verdes, os imóveis sustentáveis são empreendimentos que utilizam boas práticas ambientais, desde a construção até o uso final. O conceito surgiu nos anos 90, porém ressurge agora como uma grande tendência apoiada por novas tecnologias e mudanças comportamentais.

De forma geral, os projetos arquitetônicos são funcionais, aliados a soluções modernas e eficientes para a preservação de recursos naturais e redução de impacto. Um exemplo de empreendimento nesses moldes no Brasil é a Torre Infinito, localizada na cidade de Belém no Estado do Pará.

Certificação LEED de sustentabilidade

Para garantir aos clientes e compradores que as construções seguem padrões de desenvolvimento sustentável, o empreendimento recebe certificação. A LEED Leadership in Energy and Environmental Design é a mais conceituada da área e trata-se de uma iniciativa da ONG Green Building Council. Esse reconhecimento pode ser adquirido a qualquer momento do projeto, contanto que se invista em certas soluções, como o uso de materiais reciclados, energia solar, iluminação em LED, reaproveitamento hidráulico, entre outros.

Um levantamento recente mostrou que cerca de 140 países no mundo buscam a certificação LEED para edificações. O Brasil está entre os lugares de destaque, o que transparece o envolvimento e o potencial do mercado nacional nessa questão.

A sustentabilidade como um diferencial positivo

As empresas que conseguem alinhar seu funcionamento com práticas eco eficientes criam reconhecimento pelo público. Como em qualquer setor, a boa reputação traz bons resultados. No caso do mercado imobiliário, o bom impacto se reflete no marketing e na valorização do imóvel. Além disso, mais do que uma tendência, a sustentabilidade vem transformando os modos de produção e consumo. Também as legislações se tornam mais rígidas, focando em medidas que visam à preservação da natureza.

 

Referências
Ingaia | Exame | Abrainc | Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados

A importância da negociação para sair do endividamento

Estar endividado é uma situação delicada e vem se tornando rotineira na vida dos brasileiros nos últ...
30/04/2019

Aplicação da LGPD no mercado financeiro

O avanço da utilização de recursos tecnológicos no tratamento de dados por empresas e entidades abri...
30/04/2019

Pin It on Pinterest